Carrinho

Voltar

Neuromarketing no PDV: influencie a decisão de compra

Neuromarketing no PDV: influencie a decisão de compra

O neuromarketing no ponto de venda (PDV) utiliza o conhecimento da neurociência e do marketing para entender as reações inconscientes do consumidor e, dessa forma, otimizar a sua experiência de compra. A análise desses processos permite que as empresas criem estratégias mais eficazes, aumentando a conversão das vendas e a fidelização. 

Essa ação é realizada através de estímulos sensoriais para criar um ambiente que influencie as emoções e as memórias do cliente, tornando-o ainda mais propenso à compra de um determinado produto e ao posterior retorno à sua loja.

Neste artigo, mostramos como o neuromarketing no seu ponto de venda pode influenciar a decisão de compra do cliente e trazer bons resultados para o seu negócio!

A aplicação do neuromarketing no mundo dos negócios

A aplicação do neuromarketing no mundo dos negócios vai além do mero entendimento das reações cerebrais. Ele ajuda as empresas a compreenderem como as diferentes áreas do cérebro do consumidor se comportam diante de estímulos sensoriais, possibilitando assim a criação de conteúdos mais persuasivos e direcionados.

As decisões de compra não são apenas racionais. Elas são, na sua essência, influenciadas por emoções. Isso significa que, muitas vezes, elas superam a lógica na hora de comprar. É por isso que o neuromarketing pode se tornar uma ferramenta poderosa para a sua loja vender mais. 

Ao entender que as emoções são fundamentais para a decisão de compra, as marcas podem criar experiências que ressoem com os desejos e as necessidades emocionais do consumidor, gerando uma maior conexão com os clientes. 

Como o neuromarketing pode ajudar a sua loja de utensílios domésticos?

Hoje, o ambiente digital (site, redes sociais, WhatsApp, Tik Tok, YouTube etc.) é amplamente utilizado para despertar uma sensação de identificação, entretenimento e nostalgia, através da produção de vídeos que trazem lembranças positivas, facilitando assim a criação de um vínculo emocional que estimula o consumidor a optar pela compra de um determinado produto de uma marca.

Já nos pontos de venda, algumas ações também ajudam a influenciar a tomada de decisão dos clientes, através de estratégias como: uso dos sentidos do consumidor (iluminação do ambiente, cores, cheiros e sons), disposição inteligente de produtos nas gôndolas ou vitrines e criação de uma experiência de compra agradável.

Conheça 4 exemplos de aplicação do neuromarketing no PDV

1. Uso sensorial:

Posicione seus utensílios domésticos em locais estratégicos do ponto de venda, criando uma organização da loja que atraia a atenção. A utilização de um aroma agradável pode criar uma atmosfera de conforto e relaxamento no ambiente. Uma música também pode criar um clima adequado ao seu público-alvo e ao tipo de produto que deseja expor.

2. Layout e disposição dos produtos:

Uma boa organização das gôndolas ajuda a guiar o fluxo de clientes, expondo os produtos mais desejados em locais de maior visibilidade. Em certas liquidações, você pode criar um senso de oportunidade ao adotar uma “desorganização estratégica” para que o cliente tenha a sensação de encontrar um item para casa em oferta.

3. Histórias e emoções:

O “storytelling” (ou a arte de contar histórias) é uma técnica utilizada que se beneficia bastante do neuromarketing. As histórias têm o poder de criar empatia e conexão emocional, tornando-as mais memoráveis junto ao consumidor (muito mais do que uma simples descrição sobre um produto). Com uma narrativa adequada, você pode atrair a atenção do consumidor com uma ambientação na sua loja (pode ser um display ou banner com uma bela foto de um produto sendo utilizado por uma família, por exemplo).

4. Materiais, texturas e experiências sensoriais:

O toque é um sentido poderoso que pode influenciar muito a decisão de compra. Utensílios de qualidade, com acabamentos diferenciados, podem gerar prazer visual e tátil, reforçando a percepção de valor do produto exposto no seu ponto de venda. Combine itens que despertem emoções positivas e incentivem a interação, fortalecendo o vínculo emocional do cliente com a marca. Uma bela mesa montada com pratos, talheres, xícaras e uma garrafa de café pode ativar lembranças e uma sensação de conforto junto ao consumidor.

Quais são os principais benefícios do neuromarketing no seu PDV?

– Melhora a experiência do cliente, criando um ambiente de compra mais agradável e satisfatório;

– Aumenta a eficácia do merchandising, permitindo criar peças mais eficientes em termos de cor, mensagem e posicionamento;

– Fomenta a fidelização do cliente, através de experiências positivas que criam uma conexão mais forte com a marca (ajudando inclusive nas recomendações junto a outros consumidores).

– Otimiza as estratégias de vendas com a criação de campanhas que promovam a geração de desejo, urgência e vínculo afetivo.

Utensílios domésticos que tocam o coração do seu público-alvo 

As aplicações do neuromarketing no ponto de venda se apresentam como uma poderosa ferramenta para influenciar as decisões de compra dos seus consumidores. E contar com os produtos certos ajuda bastante a sua loja a obter excelentes resultados de vendas. Entre no site da Ke Home, consulte o catálogo de produtos e alcance os melhores resultados com utensílios domésticos de extrema qualidade para conquistar o seu cliente!

Compartilhar:

Postagens relacionadas