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Precificação Inteligente: maximizando lucros em produtos de confeitaria e presentes

Precificação Inteligente: maximizando lucros em produtos de confeitaria e presentes

A precificação inteligente apresenta algumas variáveis que podem ser a chave do sucesso da sua empresa que vende produtos de confeitaria e presentes. Quando o seu preço praticado é baixo demais, ele pode afetar bastante a sua margem de lucro. Por outro lado, se for alto, ele pode prejudicar as suas vendas. Por isso, a busca pelo equilíbrio é fundamental.

Todo empreendedor quando começa um negócio deve levar em conta algumas considerações importantes, como os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço que vem sendo praticado pelos concorrentes no seu mercado de atuação.

Neste artigo, explicamos os benefícios da precificação inteligente e apresentamos algumas dicas úteis para você trabalhar essa estratégia com mais precisão e assertividade! 

Uma metodologia estratégica que maximiza os lucros do seu negócio

Ao adotar a precificação inteligente para os seus produtos de confeitaria e presentes, você passa a contar com dados e tecnologia para definir os preços de uma forma dinâmica e otimizada, maximizando a receita e a competitividade da sua empresa.

Essa metodologia estratégica vem transformando a forma como as empresas interagem com o mercado e os seus consumidores, permitindo uma otimização de todos os seus processos operacionais. Veja, a seguir, algumas vantagens:

– Possibilita uma melhor margem para negociação 

É bastante comum a prática de negociação de preço com clientes. O problema é que se o preço não é bem construído, suas margens podem estar baixas e até pequenos descontos podem gerar prejuízo. Portanto, a formação de preço resulta em mais margem de lucro e segurança para se negociar.

– Facilita a criação de promoções ou condições especiais de venda

Ao conhecer melhor os preços a serem aplicados, é possível criar promoções ou ofertas mais certeiras e atraentes para seus clientes, agregando assim mais valor ao seu negócio.

– Potencializa o lucro líquido do empreendimento

O lucro líquido é uma métrica financeira crucial para o seu negócio. Quanto mais alto ele for, melhor. Um cálculo de precificação bem realizado antecipa todos os custos e as despesas, bem como a margem líquida desejada (tornando o seu empreendimento mais saudável).

– Gera maior competitividade e credibilidade

Quando não fazemos o cálculo de precificação de produtos, os valores atribuídos a eles são aleatórios, ou seja, baseados em puro “achismo”. O ideal é que você saiba como trabalhar a formação de preços para que eles estejam de acordo com aquilo que é praticado no mercado.

7 dicas de precificação inteligente para sua empresa

1. Conheça os custos e despesas envolvidos

Para vender qualquer produto, você tem custos e despesas. Portanto, pegue os seus produtos e avalie duas coisas: quais são os custos que estão diretamente ligados a eles e quais despesas são necessárias para mantê-los, vendê-los e/ou distribuí-los. 

2. Verifique a percepção de valor dos seus clientes

Se o seu preço não estiver dentro da percepção de valor do comprador, ele dificilmente será vendido. Uma das muitas formas de avaliar essa percepção é verificar como a variação dos preços aumenta ou diminui a demanda dos clientes na sua loja. 

3. Avalie se a sua estratégia é de margem ou giro

A diferença entre o custo do seu produto e o preço de venda é chamada de margem. Se você compra algo por R$50,00 e vende por R$100,00, tem uma margem de 50%. O ponto é: qual é a margem ideal? Quanto maior, melhor? Isso depende muito da sua estratégia. Algumas empresas ganham na margem, outras ganham no giro do produto (frequência de venda). Avalie qual é a melhor alternativa para a sua empresa. 

4. Acompanhe de perto os seus principais competidores

Conhecer os seus principais competidores é uma estratégia importante na precificação dos seus produtos. Eles geralmente apresentam fundamentos semelhantes aos da sua empresa (em termos de tamanho, público-alvo e raio de atuação). Assim, você terá uma boa base para decidir sobre os preços a serem praticados para conquistar seus clientes.

5. Adote uma estratégia de precificação de penetração

Essa é uma estratégia útil para precificar novos produtos que estão entrando no mercado. A ideia é praticar um valor mais baixo do que a concorrência oferece para apresentar esse produto ao seu público. Como as pessoas são atraídas por novidades, depois, gradativamente, você pode subir o preço quando já tiver uma aceitação do consumidor.

6. Utilize a técnica de preço empacotado

Nesse exemplo de precificação, você consegue alcançar vantagens como aumentar o ticket médio do seu cliente e ainda movimentar o estoque. A ideia é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado. Você pode oferecer produtos que se complementam fazendo a venda conjunta por um preço único. 

7. Opte por etiquetas eletrônicas de precificação dinâmica:

Essas etiquetas eletrônicas permitem atualizações ágeis e instantâneas de preços e promoções, minimizando erros e otimizando seus processos operacionais.

Produtos de confeitaria e presentes que agregam valor ao seu negócio

Empresas que valorizam a prática da precificação inteligente como ferramenta estratégica se adaptam melhor às mudanças do mercado, aumentando seus lucros e atraindo clientes de forma bastante assertiva. Utilize o preço dos seus produtos de confeitaria e presentes não apenas como um número, mas como uma ferramenta eficaz para atingir excelentes resultados.

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