O mercado de utilidades domésticas está em constante evolução, por isso é importante estarmos atentos às mudanças no comportamento do consumidor e às novas tecnologias para que a sua empresa ofereça produtos que atendam às suas necessidades e expectativas.
A previsão é que, para o segundo semestre de 2025, o mercado no Brasil continue focando cada vez mais os seus negócios em sustentabilidade, tecnologia e funcionalidade (com ênfase em produtos que promovam a praticidade e o bem-estar).
Neste artigo, apontamos para você algumas das principais tendências desse setor que podem ajudar o seu negócio a se destacar da concorrência e alcançar excelentes resultados!
Tendências para o mercado de UD nesse segundo semestre: o que esperar?
O setor de artigos para casa vem se consolidando como um dos principais pilares da economia brasileira. Dados divulgados pelo termômetro da ABCasa (desenvolvido em parceria com o IEMI – Inteligência de Mercado) evidenciam um panorama promissor para o segmento.
De acordo com a pesquisa (que está dividida em desempenho de produção de artigos para casa, comércio exterior e venda de artigos para casa), a combinação de uma maior diversificação de produtos somada ao fortalecimento das vendas digitais e o aumento da demanda por itens de decoração/utilidades domésticas vem contribuindo para um avanço progressivo no setor.
Entre as principais tendências para o segundo semestre estão:
– Digitalização de produtos:
A digitalização de produtos e serviços continua no centro das estratégias empresariais. Estudos apontam que 48% das empresas pretendem expandir seus portfólios digitais, acompanhando o aumento das compras on-line e a busca por eficiência operacional (os pequenos negócios que investirem em e-commerce e automação terão maior resiliência em cenários de incerteza).
– Sustentabilidade:
A preocupação com o meio ambiente não é apenas uma tendência passageira (ela está redefinindo o comportamento do consumidor e as expectativas em relação às empresas). Os produtos feitos com material reciclado, as embalagens eco-friendly e os sistemas de reutilização estão cada vez mais em alta. Modelos térmicos e dobráveis, por exemplo, estão entre os favoritos dos consumidores que desejam reduzir o consumo de descartáveis.
– Tecnologia e conectividade:
Uma tendência que vem conquistando espaço é a automação residencial, como o emprego de sistemas inteligentes de iluminação e produtos que facilitam a organização e o controle do lar (assistentes virtuais e dispositivos eletrônicos inteligentes). Lixeiras com sensores automáticos, medidores e balanças digitais e porta-temperos automáticos aliam tecnologia e conforto.
– Multifuncionalidade:
Utensílios que desempenham múltiplas funções (como cortadores de legumes multifuncionais e móveis com design inteligente) são cada vez mais procurados pelas pessoas para garantir um lar mais prático e funcional no dia a dia. Com espaços cada vez menores, especialmente em grandes cidades, os consumidores buscam produtos versáteis e compactos que otimizem a organização e o aproveitamento do ambiente.
– Bem-estar e qualidade de vida:
Produtos que colaboram para a saúde, bem-estar e práticas de autocuidado (equipamentos para exercícios em casa, produtos de aromaterapia e kits de meditação, por exemplo) continuarão em alta neste segundo semestre.
– Jardinagem e cultivo doméstico:
O interesse por práticas de jardinagem e cultivo de plantas em casa continuará a crescer entre as pessoas. Sistemas inteligentes e automatizados de cultivo indoor são uma excelente solução para quem deseja manter um contato com a natureza mesmo em ambientes fechados e incluir um pouco de verde na decoração de casa.
– Casa híbrida e flexível:
Hoje existe uma grande demanda por produtos que se adaptem às necessidades do trabalho remoto, como mesas com anexos dobráveis, luminárias portáteis e câmeras de videoconferência.
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